Campanha nacional de imunização da gripe termina na próxima sexta-feira

1
80

Santa Catarina tem cinco dias para alcançar a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A 21ª edição da mobilização acaba na sexta-feira (31), mas 19,89% do público-alvo ainda não foi vacinado. Por isso, autoridades de saúde estão preocupadas com o desempenho e temem que, pela primeira vez, o Estado não atinja o percentual de 90% estipulado pelo Ministério da Saúde.

Embora ainda sejam uma parcial, este é um dos piores desempenhos já registrado no Estado, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). Arieli Fialho é chefe da divisão de imunização e comenta que, até o momento, o percentual de cobertura está em 70,11% da meta – abaixo do esperado pela Dive se tratando de uma reta final de ação.

— Comparado com os últimos anos, já deveríamos estar com mais de 80% do grupo de risco vacinado. Se não conseguirmos reverter o quadro esta pode ser a primeira vez que não atingimos a meta de 90% do Ministério da Saúde — afirma Arieli.
A coordenadora comenta também que isto é resultado de uma combinação de fatores. As temperaturas elevadas para esta época do ano, atendimento dos Postos de Saúde apenas em horário comercial e uma falsa sensação de segurança causada pelos poucos casos de complicação da doença. A vacina é gratuita.

(Via Diário Catarinense)

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.