Campanha Papai Noel dos Correios começa dia 7 de novembro em Santa Catarina

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Foto: Divulgação

O Papai Noel dos Correios, será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (4), na brinquedoteca do Hospital do GRAACC, referência no tratamento oncológico pediátrico, localizado em São Paulo (SP). As crianças que estão em tratamento no Hospital vão poder ver a chegada do Papai Noel e entregar as suas cartinhas em mãos ao Bom Velhinho. O evento contará com a presença do presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

As datas da campanha variam em cada Estado. Em Santa Catarina, o lançamento oficial será realizado no dia 7 de novembro (quinta-feira), no Centro Operacional e Administrativo dos Correios (COA), em São José (SC), a partir das 10h. O evento contará com apresentação de coral de estudantes de Biguaçu (SC) e lançamento de selo, além, é claro, da presença do Papai Noel. Haverá, ainda, eventos de lançamento da ação natalina em outros municípios: Tubarão – sexta-feira (8), Blumenau – terça-feira (12), Joinville – quarta-feira (13) e Criciúma – quinta-feira (14).

Em parceria com 159 instituições de 50 municípios catarinenses, a campanha este ano tem 14 mil cartinhas para adoção no Estado. O período de adoção das cartas em Santa Catarina vai de 7 a 29 de novembro. Os presentes devem ser entregues na agência em que a cartinha foi adotada até 4 de dezembro. A listagem das agências ponto de adoção está disponível no blog dos Correios.

Ação natalina completa 30 anos

Em 2019, a maior ação de responsabilidade social dos Correios completa 30 anos de existência. Ao longo dessas três décadas, a campanha conseguiu atender ao pedido de mais de 6 milhões de cartinhas – muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. Essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.

Funcionamento da campanha

Na campanha, a empresa recebe as cartinhas de crianças que enviaram seus pedidos diretamente ao Papai Noel e, também, de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do Ensino Fundamental) e de instituições parceiras, tais como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

A adoção das cartinhas é feita da mesma maneira em todo o Brasil: os pedidos das crianças são enviados aos Correios pelas escolas, lidos, selecionados e disponibilizados para adoção nas agências participantes da campanha. Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.

Quem contribui com a campanha entrega o presente na própria agência em que adotou a carta. Os Correios se responsabilizam pelo envio posterior dos presentes para as escolas. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.

(Por ClicRDC)