Criança de Itajaí doa coração para menino de São Paulo

0
105

O coração de uma criança de nove anos que faleceu no hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, salvou a vida de Miguel Carvalho Vieira Manuel, de cinco anos, que está internado há quatro meses no hospital da Criança e Maternidade (HCM), em Rio Preto, interior de São Paulo.

Miguel, morador de Pereira Barreto, foi diagnosticado com uma disfunção que causa arritmias. Desde o ano passado ele aguardava na fila de transplantes. O hospital fretou um avião e o chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do hospital veio buscar o órgão em Itajaí.

O médico desembarcou no aeroporto de Navegantes e foi de helicóptero até o Pequeno Anjo. O menino de nove anos que faleceu em Itajaí tinha hidrocefalia e, como o coração era menor e poderá ser transplantado em Miguel. A família do menino falecido ainda doou os rins e o fígado.

O transplante de coração foi feito no final da tarde de sexta-feira e foi um sucesso. “Correu tudo bem. O coração está batendo bem, a pressão sanguínea está boa, era um coração muito compatível de tamanho. Nossa criança tinha 19 quilos e recebeu de uma de 22 quilos, então as estruturas se encaixam perfeitamente”, disse Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do hospital. Miguel ficará 15 dias na UTI sendo observado de perto.