Família preserva história da araucária recordista

0
327

A araucária superprodutiva, localizada em Caçador (SC), registrou mais uma safra recorde. Desta vez, sem a presença de quem a plantou e cultivou com tanto carinho. Vânio Czerniak, que tornou a árvore famosa e distribuiu sementes por todo mundo, faleceu no ano passado acometido por um câncer.

Mas a história está preservada pela família de Vânio. A esposa Nilva e os filhos Marcos e José Winícius seguem a tradição de contar as pinhas. Esse ano são aproximadamente 600, marca bem próxima do recorde máximo (674 em 2015).

“É uma forma de manter a memória do Vânio. Todos os anos ele subia e contava as pinhas galho por galho. O pinheiro era a paixão dele e acabou se tornando um projeto de vida”, conta Nilva.

Para os filhos, Vânio merece todos os méritos. “É uma história muito bonita que nos enche de orgulho. O pai distribuiu sementes e mudas para o mundo todo, contribuiu com pesquisadores e apoiou projetos ambientais”, lembra Marcos.

Após o falecimento de Vânio, em 26 de maio de 2019, coube aos filhos continuar o projeto do pai. “Muitas pessoas continuam nos ligando atrás das sementes. Só esse ano já enviamos três mil pinhões para várias regiões do país”, revela José Winícius.

Além de parcerias com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, a família Czerniak pretende criar páginas nas redes sociais para divulgar fotos e informações do pinheiro recordista. “Queremos manter a história viva em homenagem ao Vânio”, finaliza Nilva.

A história do pinheiro

1986 – Vânio planta a semente no quintal de casa

1994 – Com oito anos, araucária produz as primeiras pinhas (normalmente a vida produtiva de um pinheiro inicia aos 12 anos)

2005 – Araucária produz 155 pinhas e chama a atenção da Epagri e mídia local em Caçador

2008 – Com 374 pinhas, história da araucária de Vânio vai para o Globo Rural

2009 – Com repercussão nacional, Vânio recebe pedidos e envia sementes para o exterior

2010 – Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná passam a estudar o DNA do pinheiro

2015 – Araucária bate recorde com 674 pinhas

2016 – Vânio é convidado e participa de um evento em Paris, na França

2018 – Filhos do pinheiro registram primeiras safras com produção superior à árvore mãe com a mesma idade

2019 – Pesquisadores clonam o pinheiro e produzem mudas em laboratório

2019 – Clones do pinheiro recordistas são plantados no Jardim Botânico em Curitiba