Porto União tem 4 casos confirmados de coronavírus

Casos são de uma família: Apenas um deles teve sintomas e todos se encontram em isolamento domiciliar

0
53

Foi confirmado no final da tarde de hoje, 04, pelo secretário da Saúde de Porto União, Dr Marivaldo dos Reis Santa Isabel, que Porto União tem 04 casos confirmados de  Covid-19. Os casos são de uma família onde apenas um dos membros, um  homem, teve sintomas da doença. Os demais membros da família, uma mulher e duas meninas não tiveram nenhum sintoma da doença.

Covid19 x Eleições

Segundo informou o secretário da saúde, o homem foi um dos primeiros pacientes com suspeita de coronavírus e que foi internado no dia 28 de março. “Ele foi internado com sintomas de síndrome respiratória, foi feito o exame de nasofaringe e enviado para o Lacen, que deu negativo para coronavírus”, explicou o Dr Marivaldo. Após melhorar dos sintomas de pneumonia o paciente teve alta, mas continuou sendo monitorado pela Comissão de Investigação Epidemiológica do município que tem acompanhado e monitorado todos os casos suspeitos de coronavírus.

“Algum tempo depois o médico observou que os sintomas do paciente persistiam e por excesso de zelo optou por fazer o teste rápido e deu positivo para o coronavírus”, afirmou o secretário. Nesse momento também foi feito o teste na esposa e nas filhas do paciente, que mesmo sem ter sintomas da doença, tiveram positivo para o coronavírus.

O teste rápido que tem sido aplicado nas últimas semanas, é direcionado para profissionais da área da saúde e segurança pública, e nesse caso foi utilizado fora do protocolo padrão, para ter a confirmação se o paciente tinha ou não a doença.

O teste é feito com uma amostra de sangue da pessoa detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda e indica que a pessoa já teve contato com o vírus e tem anticorpos do mesmo.

“É importante dizer que esses casos estão em isolamento domiciliar, desde os primeiros sintomas ainda no final de março, e que eles não representam mais o risco de transmitir o vírus, pois já passaram da fase de transmissão”, afirmou o secretário.

A informação repassada é que o homem teve contato com uma pessoa que veio de um cruzeiro e possivelmente o coronavírus foi transmitido nesse momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui